Canto Certo

O Canto Certo para o seu Negócio

Confira os Pontos Turísticos

Confira os Pontos Turísticos da sua cidade no Canto Certo!

Parque da Liberdade (Cidade da Criança)

Parque da Liberdade (Cidade da Criança)

Cidade: FORTALEZA

Estado: CE

O nome do parque, na verdade, é Cidade da Criança, devido à instalação, em meados do século XX, de escola pública de ensino primário. A nomenclatura Parque das Crianças trata-se de equívoco de parte da população. O parque, que recebeu o aspecto atual em 1922,chamando-se então Parque da Liberdade, comemorava o centenário da proclamação da independência. A estátua do índio liberto, em cimento armado, na entrada principal, à frente da rua Jaime Benévolo, remete a essa nomenclatura. 

 

O parque abriga, ademais, diversas outras peças de estatuária, como "A mãe", e outra, fundida em ferro na cidade de Milão, de denominação incerta, reproduzindo 2 crianças. Até o século XIX (anteriormente à urbanização) o principal recurso hídrico de abastecimento de Fortaleza estava em seu centro, o açude Garrote, hoje transformado em "Lago do Amor". Suas águas nascem nas proximidades da Igreja do Carmo e desembocam no riacho Pajeú, próximo ao Arquivo Público Intermediário, através de canaleta sob a Vila Romero.

 

No meio do parque há uma ilha, e numa placa de bronze é contada a história do local: ´a princípio natural, era recoberta de salsas e plantas exóticas. A água da lagoa era corrente e vinha do Tauape, passando por uma porta d´água rumo ao Pajeú, na Rua do Sol (hoje Costa Barros), dali atingindo o Atlântico (Otacílio de Azevedo, in Fortaleza Descalça, 2ª edição, tiragem especial). No centro da ilha foi construído o Templo do Amor, onde se vê a estátua do Deus Cupido, trazendo nos ombros a alfava de flechas, em 1940 foi erguido um suntuosos restaurante no que era a diretoria da escola. Daí partiam os barcos para passeio, nesta época havia espaços ao ar livre para corridas de bicicletes, patins e corridas de tamancos e jegues. Em 1951 foi criado pela primeira vez o mini zoo.´

 

A Cidade da Criança está aberta diariamente para visitação pública.

 

Endereço:

Solon Pinheiro, Fortaleza, CE, Brasil

QR Code

x

Login

x