Canto Certo

O Canto Certo para o seu Negócio

Confira os Pontos Turísticos

Confira os Pontos Turísticos da sua cidade no Canto Certo!

Teatro José de Alencar

Teatro José de Alencar

Cidade: FORTALEZA

Estado: CE

O TJA é um centro de convivência artístico-cultural de mais de 12 mil metro quadrados. Integra, além do teatro-monumento, um jardim e o Cena (anexo à edificação histórica). Aberto de terça a domingo.

 

Exuberante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil, o Theatro José de Alencar se localiza no Centro de Fortaleza, integrando vários espaços. 

A edificação de 1910, o chamado teatro-monumento, é dividida em dois blocos. A sala de espetáculo propriamente dita está no segundo bloco. É a fachada mais conhecida, em arquitetura de ferro. Uma sala transparente, atravessada pela luz da cidade. Raro exemplar de teatro à italiana, uma vez que do palco se pode ver a rua. Nos quatro pisos, acomoda até 800 pessoas na platéia (térreo), balcão e frisas (segundo piso), camarotes (terceiro piso) e torrinha (quarto e último piso). A sala conta com quatro conjuntos de banheiro, dois no piso dos camarotes e mais dois no piso da torrinha. Sob o palco, o porão abriga quatro camarins, serviço de copa e salas de apoio da coordenação técnica e de som. Acima do palco, mais dois camarins. Entre um bloco e outro, um pátio interno, também usado como espaço cênico. No primeiro bloco, o foyer, estão o salão nobre nos altos, com capacidade para 120 pessoas; o saguão, café e bilheteria no térreo. Conta com dois conjuntos de banheiro. Ao lado da edificação de 1910, o jardim projetado pelo paisagista Burle Marx tem palco a céu aberto e também é usado como espaço cênico, acolhendo atividades em vários formatos. É um jardim com mais de 50 tipos de plantas dos cinco continentes. Está aberto no horário de funcionamento do TJA e conta com visita guiada específica aos domingos e feriados nos horários das 14h, 15h, 16h e 17h. Do outro lado da edificação de 1910, o Cena, mais conhecido como anexo. Abriga as atividades da direção, administração e produção do TJA mais um conjunto de espaços para atividades formativas (Sala de Canto Paulo Abel, Sala de Dança Hugo Bianchi, Sala de Música Jacques Klein e Sala de Teatro Nadir Papi Saboya), uma sala de leitura (Biblioteca Carlos Câmara), um espaço expositivo (Galeria Ramos Cotôco), um teatro de bolso (Teatro Morro do Ouro, com 90 lugares) e um pátio com palco a céu aberto, a Praça Mestre Pedro Boca Rica. Todos são usados também como espaços cênicos.

 

Aberto de terça a sexta a partir das 9h e aos sábados, domingos e feriados a partir das 14h. Sempre até a última atividade programada. Não abre às segundas-feiras, exceto em programações especiais (mostras, festivais, etc.). Caso o dia 17 do mês seja uma segunda-feira, abre a partir das 14h com atividades de acesso gratuito. Os dias 17, de janeiro a dezembro, são dias também de programação gratuita para marcar o aniversário do TJA, inaugurado dia 17 de junho de 1910. Dispõe de 40 horários por semana de Visita Guiada: 8h, 9h, 10h, 11h + 13h, 14h, 15h, 16h (terça a sexta) - 13h, 14h, 15h, 16 (sábados, domingos e feriados) - R$ 2 e 4. Gratuita toda primeira terça, todo dia 17 e último domingo de cada mês.

 

Realiza Visita Guiada ao TJA de terça a domingo - R$ 2 e 4

Terça, quarta, quinta e sexta: 9h, 10h, 11h, 12h + 14h, 15h, 16h, 17h

Sábados, domingos e feriados: 14h, 15h, 16h, 17h

* aos domingos e feriados, o foco da visita é o jardim, mas passa pelo teatro de 1910.

** visitação gratuita: todo dia 17 e no último domingo do mês

*** visitação gratuita de terça a domingo para grupos previamente agendados de escolas públicas e projetos sociais

agendamento pelos telefones (85) 3101.2566 com Bruno e (85) 3101.2567 com Rita

Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro

QR Code

x

Login

x